Milagre

"Olhar a orquídea é ter tempo para a vida, e reconhecer nela o milagre que nos permite caminhar todos os dias", Quaresma..

sábado, 10 de julho de 2010

Nossas mulheres



Movimento de Mulheres do Amazonas

As mulheres de nossas vidas são a representação real do poder fazer, construir e organizar o mundo. Mulheres como Juliana Maquiné (minha esposa), Osvaldina Castro Quaresma (minha mãe), Ivânia Vieira (eterna professora), Luziane Figueiredo (colega de profissão), Socorro Papoula (ativista social), só para citar algumas, são exemplos reais de mulheres com capacidade de gestão na família, no trabalho e na vida.

Desvinculadas de bandeiras partidárias, livres de qualquer pressão dos poderes constituídos, fazem valer a idéia de que é sim possível um mundo mais paritário. Sem as algemas do egocentrismo político dão a demonstração de que vale a pena a luta coletiva, e que é injusto o sistema de sociedade imposto aos homens e mulheres do nosso continente.

Besta somos nós homens, minoria nos censos demográficos brasileiros das últimas décadas, que ainda insistimos em nos manter no poder, no comando das sociedades. Digo isso porque acredito que com elas, ao lado delas, podemos ser melhor na aplicação dos direitos e deveres, na distribuição de renda e na construção e efetivação de políticas públicas.

Infelizmente, a luta delas para chegarem aos postos do alto escalão, e organizarem melhor nossas vidas, ainda é abafada pelo sistema milenar de homens que pregam sua hegemonia. A dificuldade deve estar ainda no pouco tempo da historia que demos a elas para trabalharem por isso. Pior para a humanidade que precisa esperar pelo cuidado e requinte feminino.

Bom que aprendemos muito com essa com essa construção de igualdade e fraternidade entre os gêneros.



PS: Esse poste nasceu depois da leitura do texto “NO AMAZONAS, AS ELEITORAS É QUEM MANDAM”, publicado no Blog do Arnoldo (http://arnoldosantos.blogspot.com), do meu amigo jornalista Arnoldo Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Páginas