Milagre

"Olhar a orquídea é ter tempo para a vida, e reconhecer nela o milagre que nos permite caminhar todos os dias", Quaresma..

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A verdadeira revolução está nas nossas atitudes

       
Algumas verdades só mudam com o tempo e com a persistência daqueles poucos que acreditam na revolução. É uma observação que não custa ser dita nesse momento em que assistimos milhares de pessoas da classe média ir às ruas para levantar cartazes com uma diversidade numerosa de protestos, em muitos casos com aquele humor típico do brasileiro sem causa.

    Fora o vandalismo que tem partido das mãos de poucos – quase sempre com interesses políticos/partidários –, tudo é legítimo nas manifestações que tomam conta do nosso País. Mas, faz-se imprescindível que cada um dos novos revolucionários desse Brasil se mantenha alerta para que, o exercício de cidadania que praticamos nas ruas não caia na mediocridade do aluno que finge que aprende.

       Ao baixar os cartazes e embrulhar as bandeiras é necessário perceber que a maior vitória de uma revolução como essa é a individual, de efeito coletivo. Aquela que, ao entrar no carro passamos a olhar o mundo com outros olhos, respeitando o pedestre sobre a faixa, o vermelho do semáforo, a vaga do idoso; mas se voltar para casa a pé, não jogar cartazes no chão porque faltam lixeiras públicas, nem negar a mão a quem precisa.

       Se faltar essa essência no pós-manifestação de nada valerá ter acordado o gigante, se não apenas ter causado mudanças no quadro político/partidário do País, cujos quadros serão os mesmo por mais algumas décadas, em algum nível de alternância.

Pesquisar este blog

Páginas