Milagre

"Olhar a orquídea é ter tempo para a vida, e reconhecer nela o milagre que nos permite caminhar todos os dias", Quaresma..

terça-feira, 12 de julho de 2011

Encontro com a Palavra

Tenório Telles lança o livro 'Viver'


A Editora Valer e a Livraria Saraiva MegaStore realizam no próximo dia 13 de julho mais um Encontro com a Palavra. Na ocasião será lançado o livro Viver, do escritor Tenório Telles, que conversará com o público presente sobre o conteúdo de seu livro. O evento acontecerá às 19h na Livraria Saraiva MegaStore do Manauara Shopping, situada na Av. Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), 1300 – Adrianópolis.
Escrever, como muitos pensam, não é fácil. Mais difícil, porém, é escrever e passar sua mensagem com humildade, graça, leveza, equilíbrio, espírito e coração. As palavras estão todas em geral em estado de dicionário, como um dia compôs o grande Carlos Drummond de Andrade, bastando talento para organizá-las de modo que as deixem harmonicamente vivas e penetrantes. Desses pouquíssimos e verdadeiros talentos, insere-se o escritor e educador Tenório Telles, sinônimo de amor às palavras e aos livros, homem de letras e conhecedor dos caminhos para o bem viver. Sábio, ensina-nos: “[Viver] É crer que o mundo tem jeito – e fazer-se um operário da mudança e da construção de uma sociedade onde cada ser humano será considerado e respeitado não pelo poder ou pelo dinheiro, mas pelo exemplo e pela grandeza do seu coração”.
Viver, o mais recente fruto de Tenório Telles é um livro especial. Trata-se de coletânea de escritos desse verdadeiro poeta do verbo precioso e límpido. São crônicas plenas de humanidade e esperança de um mundo mais justo. Humanista por natureza, Tenório tece frases como: “Foste abandonado [cachorrinho], a exemplo do que ocorre com tantos outros bichos e seres humanos. Vivias na condição de tantas crianças que habitam as ruas deste país”. Espirituoso, esse escritor compartilha sua sabedoria e sensibilidade com os leitores, produz textos, levando a induções acerca de sua visão do mundo e dos homens, seus pontos de vista claros e decentes, suas críticas ferrenhas e sensatas ao que ocorre em sua cidade, seu Estado e seu país.

Sobre o autor

Tenório Telles é licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas, onde também bacharelou-se em Direito. Seu livro de estreia e de produção independente, Primeiros fragmentos, de 1988. É como pesquisador incansável e crítico literário que, ao longo dos anos, produziu trabalhos sobre literatura brasileira e regional. Em 1995, publicou Estudos de literatura brasileira e amazonense (crítica literária) e, no ano de 1996, o livro de ensaios Leituras Críticas. Todo esse aprofundamento na literatura contribuiu para a realização de seu mais antigo projeto: o CD-ROM Amazonas em sua literatura, lançado em 1996, no qual faz um importante estudo sobre os poetas e prosadores do Amazonas. Publicou também em parceria com Marcos Frederico as obras Poesia e Poetas do Amazonas e Antologia do Conto do Amazonas. É atualmente vice-presidente da Academia Amazonense de Letras. Descobridor de inúmeros talentos literários, Tenório lançou centenas de novos autores, fora os já conhecidos e consagrados deste planeta líquido e verde. Intelectual notável, que se afirmou unicamente por seus méritos excepcionais e não por bajulação que se obtém sem dificuldade – ou por dinheiro.

Pesquisar este blog

Páginas