Milagre

"Olhar a orquídea é ter tempo para a vida, e reconhecer nela o milagre que nos permite caminhar todos os dias", Quaresma..

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Vou abrir minha igreja e já volto!!! (Folha de São Paulo)

       Quando criei o Blog do Quaresma, tinha ideia de uma linha editorial com publicações somente de minha autoria (Emerson Quaresma). Textos jornalísticos, opinativos e literários sobre Política, Literatura e Sociedade. Contudo, percebo que há produções de relevância extrema para a sociedade e que por isso, pelo dever cívico, devem ser difundidas mais e mais. Precisam tornar de conhecimento amplo do público pelo absurdo tamanho que é num País como o nosso, que vergonhosamente só aprende com os erros que comete.
     Situações as quais necessitam ser ajustadas por quem tem competência para tanto, ou até mesmo pela pressão popular. Caso contrário, nós brasileiros, continuaremos vivendo num mundo como vítimas, sem saber que somos vitímas de algo que não conhecemos e suas finalidades, até mesmo no campo da fé.
     O texto que segue a baixo recebi por e-mail. Ele é de autoria de jornalistas da Folha de São Paulo que se apresentam nas primeiras linhas. Os autores se propuseram a viver uma situação e agora mostram o que o homem é capaz de fazer com o desespero das outras pessoas. E o pior é que encontram facilidades incríveis nos meios públicos. Permissões vergonhosas que um trabalhador de bem não consegue na nossa burocracia mundana para melhorar de vida, de forma honesta...

Segue o texto...

       Eu, Claudio Angelo, editor de Ciência da Folha, e Rafael Garcia, repórter do jornal, decidimos abrir uma igreja.
       Com o auxílio técnico do departamento Jurídico da Folha e do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo Gasparian Advogados, fizemo-lo. Precisamos apenas de R$ 418,42 em taxas e emolumentos e de cinco dias úteis (não consecutivos). É tudo muito simples.
       Não existem requisitos teológicos ou doutrinários para criar um culto religioso. Tampouco se exige número mínimo de fiéis.
       Com o registro da Igreja Heliocêntrica do Sagrado Evangélio e seu CNPJ, pudemos abrir uma conta bancária na qual realizamos aplicações financeiras isentas de IR e IOF. Mas esses não são os únicos benefícios fiscais da empreitada. Nos termos do artigo 150 da Constituição, templos de qualquer culto são imunes a todos os impostos que incidam sobre o patrimônio, a renda ou os serviços relacionados com suas finalidades essenciais, as quais são definidas pelos próprios criadores. Ou seja, se levássemos a coisa adiante, poderíamos nos livrar de IPVA, IPTU, ISS, ITR e vários outros "Is" de bens colocados em nome da igreja.
       Há também vantagens extratributárias. Os templos são livres para se organizarem como bem entenderem, o que inclui escolher seus sacerdotes. Uma vez ungidos, eles adquirem privilégios como a isenção do serviço militar obrigatório (já sagrei meus filhos Ian e David ministros religiosos) e direito a prisão especial.



Pesquisar este blog

Páginas