Milagre

"Olhar a orquídea é ter tempo para a vida, e reconhecer nela o milagre que nos permite caminhar todos os dias", Quaresma..

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ou isto (Dilma) ou aquilo (Serra)


Dilma Rousseff e JoséSerra se enfrentam no segundo turno

O dia do segundo turno das eleições 2010 se aproxima, e eu continuo como muitos brasileiros, no velho dilema poético de Cecília Meireles: “Ou isto ou aquilo”. Ainda não decidi se voto em Dilma Rousseff, ou se voto em José Serra.
      Muita coisa me perturba as idéias e os princípios para chegar a uma decisão definitiva. Até porque penso ser covardia votar em branco, ou anular o voto. Certo que são opções da democracia, mas se fosse democracia de verdade, o voto não seria obrigatório.
      O que fortalece a dúvida entre uma petista e um tucano – e, diga-se de passagem, que é a primeira vez, em 27 anos de estrada, que penso em votar num tucano para presidência da República – são suas propostas, seus passados, seus presentes e seus grupos.
      Por que votaria em Dilma Rousseff? Porque ela vem representando um governo que tirou muitos brasileiros da miséria, distribuiu renda, ainda que com políticas assistencialistas como o Bolsa Família, e levou um bocado de gente pra faculdade com o ProUni.
      E como bem falou Chico Buarque: “um governo que não corteja os poderosos de sempre, não despreza os sem-terra, os professores e os garis. Um governo que fala de igual para igual com todos, que não fala fino com Washigton, nem fala grosso com a Bolívia e o Paraguai”.
      Dilma ainda vem com a força de um marketing poderoso. Visionário, Lula viu que poderia eleger a primeira mulher presidente da história do Brasil. (Mas, essa primeira mulher não poderia ser a Marina Silva?). Deixa estar que Dilma conseguiu seguir as regras pra chegar lá.
      Agora me pergunto, por que não votar na Dilma? Respondo, porque assim como a continuidade do bem, ela pode representar a continuidade em todos os sentidos. Essa afirmativa é correta quando vemos que na bagagem ela traz José Dirceu.
      O comandante do esquema do mensalão é também um dos grandes incentivadores dos radicais petistas. Gente que sonha com um País totalitário, algo muito próximo ou até pior que o atual regime venezuelano. Um cara que vê a liberdade de imprensa como problema social.
      Assim como a Dilma, tenho meus porquês de votar no Jose Serra. Seu currículo mostra um homem preparado para comandar uma nação como o Brasil. Sua larga experiência e o fato de querer fazer melhor que o Lula, deram a ele (na minha concepção) uma chance de ser votado.
      Ministro, prefeito, governador, senador são algumas das funções que já viveu durante sua vida política. Numa análise mais simplista, Serra é alguém que tem visão sobre todas as esferas políticas e públicas e pode desenvolver um bom trabalho para País, nos próximos quatro anos.
      Serra inclusive, num primeiro momento, não fez oposição por oposição e chegou até a elogiar o governo Lula, e também falou em dar continuidade nos projetos, e propôs outros durante seu programa eleitoral na TV e na rádio.
      Agora, por que não votar em José Serra? Porque a história neoliberal conta que a política do café com leite é de desprestigio aos nortistas. O comando tucano sempre discordou da Zona Franca de Manaus (ZFM), porque seus incentivos fiscais concorriam com a indústria paulista.
      Foi no comando de Fernando Henrique Cardoso, o FHC, que foi editada a Lei de Informática que fechou as portas de várias indústrias do Pólo Industrial de Manaus. Foi o conceito tucano que manteve um atraso no desenvolvimento sócio-econômico para o povo de cima do mapa.
      Mas, falando como eleitor, Serra tem mais pontos comigo do que a Dilma. Serra se fez de simpático e quebrou tabus ao pisar em solo amazonense. Pelo menos duas vezes esse ano. Uma vez durante o Festival de Parintins e outra na campanha. Foi à feira do Mutirão.
      A petista ainda não veio por essas bandas. Foi até Belém (PA), nossos vizinhos, e fez ouvido de mercador para as bandas de cá. Ela também não fez propostas pra esse nosso mundo verde, enquanto Serra se comprometeu na TV e no Rádio e nos jornais em prorrogar a ZFM.
      Certo é que ainda tenho até o dia 30 de outubro pra decidir, dia em que meu filho completará três anos de vida. E quero no dia 31 fazer a melhor escolha para que o Igor Vinícius, comedor de tapioca e tambaqui, possa comemorar dignamente outras estações nesse nosso chão.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dia do Poeta

Aos poetas restam as flores
e a brisa fria do amanhã
leve água que humidece o chão
para semear a esperança
por dias menos vis
por uma bela canção
livre, mais branda
que nos aproxima de Deus.

Pesquisar este blog

Páginas